xcabo_flexivel

As vantagens em usar o cabo flexível

Tanto o cabo flexível como o fio sólido tem a mesma função em uma instalação, transmitir energia elétrica do gerador até a tomada de sua residencia. Esta condução acontece com a troca de elétrons por um fio ou cabo e é o método mais viável para se distribuir energia até o momento.
Apesar de muitos experimentos iniciados pelo cientista Nikola Tesla desde 1893 a energia elétrica ainda não pode ser transmitida sem fios em escala comercial como utilizamos hoje. Tesla pode não ter conseguido espandir seu experimento de transmitir energia elétrica sem fio em modo industrial porem fez surgir a transmissão de ondas de rádio que desencadeou todas as tecnologias sem fio existentes hoje.
Máquina de Tesla

Máquina de Tesla

Turbina de Tesla

Turbina de Tesla, uma das invenções de Nikola Tesla

Já que não existe um método com melhor custo/beneficio então os engenheiros eletricistas desenvolveram formas mais flexíveis de transmitir energia elétrica transformando o fio sólido e rígido em um cabo com diversos fios finos que parecem cabelos, mas que juntos tem a mesma função e a mesma capacidade de transmissão, com o diferencial de ser maleável, fácil de passar pelos conduítes e pelo mesmo custo que o fio sólido.
Cabo Flexível

Cabo Flexível

Um dos benefícios do cabo flexível está na facilidade de emendar as pontas, porém para garantir o contato é importante usar conector prensa cabo ou realizar a solda no ponto de emenda. Já com fio sólido é mais simples a emenda, somente enrrolando as partes e depois isolando com fita isolante.

 

 

Conector no Fio Sólido

Conector no Fio Sólido

Conector prensa cabo no Cabo flexível

Conector prensa cabo no Cabo flexível

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>