CERTO: Exemplo de instalação correta de um chuveiro

Principais motivos para o chuveiro desarmar o disjuntor

 

Uma situação comum e bem desagradável é quando o disjuntor desarma durante o banho, deixando o chuveiro com a água fria. Isso acontece quando, por algum motivo, o disjuntor ultrapassa sua capacidade, e desarma para evitar acidentes. Listamos aqui as principais causas desse problema e como evitá-lo.

 

xducha_branca_4_temp_advanced

Ducha Advanced Multitemperatura Lorenzetti

 

Se o disjuntos desarmar após algum tempo de utilização do chuveiro, pode estar ocorrendo um aquecimento da fiação elétrica devido ao uso incorreto dos cabos. Por exemplo, para se utilizar um chuveiro de mais de 6000W, recomenda-se o uso de um fio ou cabo flexível com a bitola de no mínimo 6mm² para suportar o aquecimento.

 

xcabo-flexivel-rolo

Para a maioria dos chuveiros modernos é recomendada a utilização de cabo flexível 6mm

 

Outro exemplo comum é quando o chuveiro e um outro aparelho, como um microondas, estão sendo usados simultaneamente e o disjuntor desarma. Isso acontece porque o circuito onde está instalado o chuveiro está sendo compartilhado, e a soma das correntes dos aparelhos conectados é maior que a suportada pelo disjuntor, e ele desarma. O ideal seria fazer um circuito exclusivo para a instalação do chuveiro.

 

A utilização de uma tomada para ligar o chuveiro também pode contribuir para desarmar o disjuntor. A maioria das tomadas suporta uma corrente de até 10A, e os chuveiros mais novos não utilizam menos de 25A. Portando, o indicado é ligar o chuveiro diretamente na fiação, usando os cabos e conectores adequados.

 

xchuveiro-instalação2

ERRADO: Jamais faça a ligação do chuveiro com tomadas

 

CERTO: Exemplo de instalação correta de um chuveiro

CERTO: Exemplo de instalação correta de um chuveiro elétrico

 

Veja as normas técnicas para a instalação do chuveiro, nesse vídeo produzido pelo canal do YouTube “Canal da Eletricidade”:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>