plugues 3 pinos

Os diferentes tipos de tomadas e o Padrão Brasileiro

Muitos países tem seu próprio padrão de tomada, exitem mais de 100 tipos diferentes de plugues e tomadas em diversos países do mundo. Antes de 2010, o Brasil não tinha um padrão estabelecido, havia mais de 10 tipos de plugues e tomadas sendo utilizados, o que tornava muito comum o uso de adaptadores e aumentava o risco de acidentes e também danos aos aparelhos eletrônicos.

 

Tomadas

Tomadas tipo A (Estados Unidos) e tipo B (Japão)

 

Em 2010 o INMETRO estabeleceu o Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas, que vem sendo cada vez mais utilizado, sendo obrigatória a instalação em qualquer construção comercial ou residencial.

O padrão brasileiro possui plugues com 2 ou 3 pinos redondos e as tomadas possuem 3 orifícios de 4mm ou 4,8mm. Esse padrão foi criado principalmente por questões de segurança, pois com os diferentes tipos de plugues e tomadas utilizados anteriormente eram muito comuns os choques elétricos, principalmente em crianças. Um dos fatores que contribuiu para a escolha desse novo padrão foi que a maioria dos plugues antigos de dois pinos redondos ainda poderiam ser utilizados nas novas tomadas.

 

Plugue padrão Brasil

Plugue padrão brasileiro de três pinos

 

Os novos plugues utilizados de três pinos são para os aparelhos que exigem o aterramento, como ar condicionados, computadores, geladeiras e fornos elétricos. O pino do meio faz a ligação com o fio terra, reduzindo o risco de acidentes com os usuários e de problemas com os aparelhos.

O novo formato das tomadas possui uma cavidade que além de tornar o encaixe do plugue mais seguro, fica praticamente impossível o contato do dedo com o pino do plugue, evitando os choques elétricos. Além disso, existem dois diâmetros diferentes para os orifícios da tomada: um mais fino, de 4mm, utilizado em aparelhos com corrente de até 10 ampères e outro de 4,8mm, para correntes de 10 até 20 ampères. Isso é mais uma maneira de garantir a segurança dos usuários, pois evita a ligação de aparelhos mais potentes em tomadas que não foram projetadas para suportar determinada corrente elétrica.

 

Tomada Padrão Brasileiro

Tomada Padrão Brasileiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>