eletricista

Manutenção da instalação elétrica: quando e como deve ser feita

A manutenção das instalações elétricas é uma forma importante de evitar acidentes, além de conservar o seu imóvel, garantir o bom funcionamento dos aparelhos eletrônicos e também economizar energia.

 

Uma pergunta que é feita frequentemente quando entramos nesse assunto, é: de quanto em quanto tempo devemos fazer a manutenção na instalação elétrica? Alguns especialistas dizem que deve ser feita a manutenção a cada 5 anos, alguns falam em 10 anos e outros em até 15 anos. Independente do intervalo de tempo, é importante que a manutenção seja feita o mais frequente possível, e também ao perceber qualquer sinal de problemas na instalação, como fios desencapados, picos de energia, aparelhos eletrônicos aquecendo mais que o normal ou desligando sem motivo, cheiro de queimado, aumento na conta de energia, entre outros.
Netfio.com

A instalação e manutenção elétrica sempre deve ser feita por profissionais qualificados.

 

Um ponto importante a se levar em consideração no momento da manutenção é o dimensionamento dos cabos. É importante utilizar cabos de qualidade, com certificado do INMETRO, e respeitando as normas da ABNT, em especial a NBR-5410, evitando assim problemas como disjuntores desarmando durante o banho ou até mais graves como um princípio de incêndio na fiação elétrica.

 

Clique aqui para comprar cabo flexível com certificação do INMETRO

 

Outra dica importante é evitar as famosas “gambiarras”, onde vários aparelhos são ligados na mesma tomada usando tê ou benjamim, ou utilizando emendas de maneira incorreta. Sempre que precisar utilizar mais aparelhos, principalmente os que consomem mais energia (forno elétrico, ar condicionado, máquina de lavar), verifique a possibilidade de realizar uma manutenção na instalação, adicionando novos circuitos e se necessário substituindo os cabos.

 

Netfio.com

Maneira INCORRETA de ligar vários aparelhos eletrônicos na mesma tomada.

 

 

E também devemos lembrar sempre de contratar profissionais qualificados da área de elétrica (engenheiro elétrico ou técnico em elétrica), e se possível desenvolver o projeto da instalação elétrica com a planta do edifício, para facilitar em futuras manutenções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>