cabo coaxial para antena de tv

[CABO COAXIAL] O CABO PARA ANTENA DE TV

O cabo coaxial é um tipo de cabo condutor usado para transmitir sinais. Ele é muito popular para a ligação de televisores a suas antenas.

O Cabo Coaxial é formado por várias camadas internas de condutores e isoladores, possuindo um condutor de cobre revestido por um PVC isolante e rodeado por uma malha de alumínio ou cobre que o torna blindado a ruídos, e na parte externa desta malha há mais uma camada de um PVC isolante.

cabo coaxial

Devido à sua blindagem adicional, o cabo coaxial tem vantagens sobre os outros condutores utilizados em linhas de transmissão elétrica (fio solido e cabo flexivel), como uma proteção contra fenômenos de indução, que é causada pela interferência elétrica ou magnética externa.

OS cabos coaxiais são versáteis, podem ser utilizado em áudio, vídeo e até mesmo em complexos sistemas de transmissão de alta frequência. No começo das redes de computadores o cabo coaxial era as artérias que conectavam os computadores através de redes simples com transmissão máxima de 20 MB/s.

O cabo coaxial foi patenteado em 1880 pelo engenheiro e matemático Inglês Oliver Heavisidem, o seu inventor.

 

A velocidade alcançada pelo cabo coaxial

O cabo coaxial é capaz de transmitir som, imagem e dados em velocidade baixa e constante, independente do seu comprimento, transmitindo até  20 Mb/s sem a necessidade de retransmissores de sinal e sem distorções.

Quando  a  malha do cabo é formada por alumínio, o cabo coaxial é chamado de cabo grosso ou de banda larga, possuindo uma resistência de 75 ohms e transmitindo a uma velocidade de 10 Mb/s com frequencia de 10 gigahertz. O cabo coaxial é muito usado para ligar as antenas aos receptores de tv a cabo por assinatura, antena parabólica e também é utilizado para conectar antenas diretamente a a tv.

Quando a malha do cabo coaxial é de cobre ele é conhecido como cabo coaxial fino ou de banda base. O cabo coaxial fino é foi muito utilizado para redes de computadores do padrão Ethernet, possuindo uma resistência menor de 50 ohms e transmitindo a uma velocidade de 10 Mb/s com frequencia menor de 2 gigahertz. Este cabo coaxial de cobre pode ser utilizado em um lance máximo de 185 metros de comprimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>